Saiba como poupar água

como poupar água

A água é um bem fundamental à vida. É uma preciosidade que utilizamos em quase todas as atividades, mas damos-lhe pouca ou quase nenhuma importância. Apesar de todo o mundo ser constituído por 75% de água, só cerca de 2% de toda essa água é que é potável.

Mas a água potável disponível é ainda inferior, porque muita da água potável se encontra nas regiões polares ou subterrâneas, de difícil acesso. O ser humano apenas fica com a água presente em rios, pântanos e lagos, totalizando esta 0,007% do total da água potável.

Como o desperdício ainda é bastante, torna-se imperioso utilizar a água com bom senso e racionalidade, para que não comprometamos a utilização da água potável nas gerações vindouras e elas possam usufruir deste bem precioso.

É necessário corrigir o desperdício da água – no trabalho, na escola ou em casa, em todas atividades diárias. Para que isso aconteça, deixamos algumas sugestões para que possa poupar água.

  • Na casa de banho
    1. Sempre que for possível, opte por tomar um duche em vez de encher a banheira e tomar um banho de emersão. Além disso, deverá fechar a torneira enquanto se ensaboa.
    2. Coloque uma garrafa com água dentro do autoclismo.
    3. Feche a torneira sempre que escovar os dentes., ou fizer a barba. Com esta medida, poupa cerca de 1 litro de água em cada utilização e, ao fim do dia, poderá poupar muitos litros de água, evitando o seu desperdício.
    4. Utilize redutores de fluxo de água nas torneiras e chuveiros. Ao reduzirem o caudal da água, estes redutores ajudam a poupar muita água diariamente.
    5. Não coloque lixo na sanita, com a subsequente descarga de água. A sanita não é nenhum balde do lixo, deve por as coisas no seu lugar e o que é lixo deve ir para o caixote.
  • Na cozinha
    1. Se utilizar máquina de lavar a loiça, coloque-a a trabalhar só quando estiver com a carga máxima. Se lavar a loiça à mão, junte as peças e lave-as uma ou duas vezes por dia, limpe os restos de comida dos pratos antes de começar a lavá-los, deixe as panelas e tachos de molho e utilize a quantidade de detergente necessária para realizar uma lavagem correta.
    2. Para lavar a roupa, ligue a máquina de lavar quando tiver uma carga completa. Para pouca roupa ou peças isoladas, deve lavar à mão e ainda pode reutilizar essa água para limpar o chão, por exemplo.
    3. Utilize redutores de fluxos nas torneiras.
  • Sempre que uma torneira avariar, tente consertá-la imediatamente, não as deixe a pingar; uma torneira nestas condições pode levar a um gasto de 30 litros diários.
  • Quando estiver a regar plantas ou o seu jardim, a melhor altura para o fazer é logo pela manhã, quando o calor ainda não está forte, ou ao fim do dia. Se possível reutilize a água usada na lavagem dos legumes ou frutas; poderá também utilizar água de poços ou ribeiros, caso disponha de algum perto de sua casa.
  • Quando lavar o carro, use um balde e uma esponja em vez de mangueira e, desta forma, poupa muita água.

Estes são alguns exemplos bastante fáceis de aplicar no dia a dia de cada um de nós e com resultados muito positivos, não só na poupança de água, como também para a preservação do nosso planeta.


ARTIGOS RELACIONADOS:




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>