Como remover manchas desconhecidas de estofos e tapetes

manchas desconhecidas estofos

Fazer um tratamento errado numa mancha de origem desconhecida, caída sobre um estofo ou tapete, pode intensificá-la ou tornar a sua remoção mais difícil mesmo para um profissional.

Siga as instruções que se seguem para não pôr em risco a beleza e higiene dos seus estofados e tapetes, devido a uma nódoa desconhecida.

  • Esfregue a mancha com um produto de limpeza a seco. Se a nódoa persistir, deixe que o solvente se evapore completamente do estofado ou tapete, antes de prosseguir.

  • Esfregue a mancha com uma solução de dois copos de água fria, uma colher (sopa) de detergente da louça líquido e uma colher (sopa) de vinagre. Se não obtiver quaisquer resultados, avance para a etapa seguinte.
  • Desseque a nódoa com álcool isopropílico. Caso não obtenha os resultados desejados, deixe evaporar o álcool por completo antes de executar a próxima fase.
  • Esfregue a mancha com uma solução de dois copos de água fria, uma colher (sopa) de líquido de limpeza e uma colher de amoníaco.
    NB: Enxagúe a superfície para remover quaisquer vestígios da solução de vinagre antes de tratar com amoníaco. Este cuidado prende-se com o facto de o vinagre ser um ácido e o amoníaco uma base. Se este for aplicado enquanto o vinagre ainda estiver presente no estofo ou tapete, tenderá a neutralizar a base aplicada, inutilizando a ação do amoníaco na remoção da mancha.
    Dica de Limpeza: Teste a solução amoníaca numa área escondida antes de a usar sobre a mancha, para que não prejudique o seu tapete ou estofo antes de tratar da mancha.
  • Use um conta-gotas para aplicar uma solução a 3% de peróxido de hidrogénio (água oxigenada) sobre a área manchada. Note que deverá testar a solução numa área escondida antes de a aplicar sobre a mancha, uma vez que a água oxigenada pode remover a cor ou decoração da superfície a tratar.

Se nenhum dos passos indicados funcionar na remoção da nódoa, deverá solicitar a intervenção de um profissional, dando a indicação das técnicas de limpeza já usadas.

Conhece uma técnica diferente e eficaz para remover manchas desconhecidas de estofos e tapetes?
Partilhe a sua dica de limpeza sobre este tipo de nódoas, deixando um comentário a este artigo.


ARTIGOS RELACIONADOS:




Uma Resposta para Como remover manchas desconhecidas de estofos e tapetes

  1. As dicas para limpar tapetes neste post são muito úteis. Pode no entanto ver mais dicas de como fazer a limpeza de tapetes ou de carpetes no site com informação especializada em Tapetes e Carpetes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>