Como remover manchas desconhecidas de tecidos?

manchas desconhecidas tecido 300x168 Como remover manchas desconhecidas de tecidos?Dado que não é possível remover todas as nódoas e manchas usando uma só técnica, é extremamente importante identificar o tipo de mancha, antes de a tentar remover.

Caso não consiga descobrir de que mancha se trata, explore as técnicas de remoção de manchas de origem desconhecida que se seguem.

  • Limpe as manchas com um produto de limpeza a seco. Se, mesmo assim, a mancha persistir, deixe secar completamente antes de prosseguir.
  • Aspire a mancha com um aspirador de mão, sem água, uma vez que pode ajudar a remover as nódoas de graxa da roupa. Deixe repousar cerca de 15 minutos e depois enxagúe bem. Se a mancha se mantiver, siga as instruções da próxima etapa.
  • Embeba o tecido manchado em água fria, deixando-o ficar imerso durante ½ hora, no mínimo.
  • Não empregue água morna ou quente, pois desconhece o tipo de mancha e pode tratar-se de uma nódoa de proteína; ao aplicar um líquido quente sobre este tipo de nódoas, elas tendem a fixar-se no tecido.
  • Esfregue a mancha com uma solução de limpeza de 1 colher de sopa de vinagre branco, 1 colher de sopa de detergente e um copo de água fria. Muitas manchas são removidas com tratamentos ligeiramente ácidos, juntamente com um detergente, daí a implementação desta etapa. Caso a nódoa persista, avance para a etapa seguinte.
  • Retire a solução ácida aplicada anteriormente, lavando a nódoa com água corrente e deixe secar. Aplique, então, uma solução de 1 colher de sopa de amoníaco, 1 colher de sopa de detergente e um copo de água fria.
    NB: O cuidado a ter na remoção do tratamento usado antes de aplicar a solução amoníaca prende-se com o facto de o vinagre ser um ácido e o amoníaco uma base. Se este for aplicado enquanto o vinagre ainda estiver presente no tecido, tenderá a neutralizar a base aplicada, inutilizando a acção do amoníaco na remoção da mancha.
    Dica: Teste a solução amoníaca numa área escondida do tecido antes de a usar sobre a mancha, para ter certeza que é seguro para o tecido.
  • Esfregue a mancha com álcool. Se a nódoa persistir, deixe evaporar completamente o álcool do tecido antes de prosseguir para a próxima etapa.
  • Mergulhe a mancha numa solução de detergente enzimático, pelo menos durante trinta minutos e depois lave a peça na máquina. Certifique-se que a mancha desapareceu após a lavagem, antes de a deixar secar.
  • Lave novamente a peça de roupa, desta vez em água quente (à temperatura mais alta que o tecido permitir) e aplique lixívia (use lixívia para roupa delicada, se o tecido for de cor).

Se nenhuma das sugestões aqui apresentadas para remover manchas de origem desconhecida, deixe secar o tecido ao ar livre e leve a roupa a uma lavandaria para uma limpeza a seco profissional, expondo os passos seguidos até então.

Conhece uma técnica diferente e eficaz para remover manchas desconhecidas de tecidos?
Em caso afirmativo, partilhe a sua dica de limpeza sobre este tipo de nódoas, deixando um comentário a este artigo.






VEJA OUTRAS DICAS DE LIMPEZA:

Como tirar Nódoas e Manchas?
Saiba como Tirar Diferentes Tipos de Nódoas
Tirar Nódoas de Comida de Bebé
Como Limpar Tapetes


2 Respostas para Como remover manchas desconhecidas de tecidos?

  1. rose diz:

    meu filho chegou da escola com uma mancha desconhecida na camiseta ; queria saber o que eu faço para remover essa mancha ?

  2. ELDA diz:

    Gente, estou com problema, tenho um documento papel que minha filha rabiscou, e preciso tirar essa tinta de caneta, me ajuda que tipo de produto tira mancha de caneta do papel sem danificar.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>