Como Remover Manchas de Tinta para o Cabelo?

tinta para o cabelo 275x300 Como Remover Manchas de Tinta para o Cabelo?A tinta para o cabelo é um corante e, se não for aplicada ou removida corretamente, pode manchar a pele, roupas, estofos, tapetes ou outras superfícies de sua casa. A seguir são indicados os passos a seguir para remover as manchas mais comuns deixadas pela tinta para o cabelo.

 

Remover manchas de tinta para o cabelo de roupas e outros tecidos

Antes de iniciar o processo de remoção deste tipo de manchas, deverá confirmar se pode ser aplicada lixívia no tecido sem o danificar. Caso possa ser aplicada lixívia, proceda à remoção da mancha de tinta segundo os passos a seguir indicados no Procedimento A; caso contrário, deverá seguir as instruções dadas no Procedimento B.
Ambos os métodos exigem a lavagem do tecido. Se não puder lavar a peça de imediato, esfregue a mancha de tinta para o cabelo com álcool, para que seja mais fácil a sua remoção aquando da lavagem.

PROCEDIMENTO A (Etapas para seguir se o tecido puder ser tratado com lixívia)

  • Emirja a roupa numa solução preparada com 1 litro de água fria e ¼ de chávena de lixívia, deixando ficar cerca de meia hora.
  • Passe o tecido e lave como habitualmente.

PROCEDIMENTO B (Etapas para seguir se o tecido não pode ser branqueado com lixívia)

  • Prepare uma solução de 1 litro de água fria e 1 chávena de amónia.
  • Num recipiente à parte, estique o tecido, prendendo-o com um elástico grande ou clipes.
  • Deite a solução de amónia lentamente sobre o tecido esticado, deixando-o absorver a solução vertida.
  • Esfregue a peça, lavando-a, em seguida, como de costume.

ATENÇÃO: Não junte a lixívia e a amónia no processo de remoção de manchas de tinta para o cabelo. A combinação de ambos irá provocar uma reação química que produz fumos perigosos e um gás potencialmente mortal.

 

Remover manchas de tinta para o cabelo de estofos

  • remover manchas de tinta para o cabelo Como Remover Manchas de Tinta para o Cabelo?Prepare uma solução de 2 copos de água fria, 1 colher de detergente da louça e 1 colher (sopa) de vinagre branco.
  • Limpe a mancha da tinta para o cabelo com um pano limpo e branco, embebido na solução de limpeza, tendo o cuidado de não molhar o estofo mais do que o necessário para tirar a nódoa de tinta.
  • Esfregue a área manchada até que o líquido seja absorvido.
  • Repita a operação até que a mancha de tinta seja eliminada ou, pelo menos, disfarçada tanto quanto possível a.
  • Se a mancha for especialmente resistente, deixe a solução atuar sobre o estofo aproximadamente meia hora. Esfregue a nódoa, a cada cinco minutos, com um pano branco novo previamente imerso na solução preparada.
  • Limpe os vestígios da solução de limpeza aplicada, passando a área com um pano branco novo embebido em água fria. Em seguida, deixe secar.
  • Se a nódoa persistir, limpe-a com álcool, esfregando a mancha de tinta para o cabelo até a eliminar ao máximo.
  • Remova o álcool, passando um pano branco novo e água fria, e deixe secar.
  • Se, mesmo assim, a mancha perdurar, misture 2 copos de água fria, 1 colher (sopa) de detergente líquido e uma colher de amónia. Usando essa solução, limpe a mancha de tinta para o cabelo com um pano branco limpo e esfregue até que a nódoa seja removida.
    NB: Deverá testar a solução de amoníaco numa área escondida, uma vez que pode ser prejudicial para alguns tipos de estofos.
  • Se a mancha for especialmente persistente, deixe a solução de amoníaco sobre o estofo aproximadamente meia hora, esfregando, a cada cinco minutos, com um pano branco novo previamente imerso na solução preparada.
  • Passe um pano branco com água sobre a área afetada, para remover quaisquer vestígios da solução de amónia, e deixe secar.
  • Se todos os passos indicados falharem e a nódoa resistir, aplique, com um conta-gotas, uma solução a 3% de peróxido de hidrogénio sobre a área manchada. Deverá, no entanto, fazer primeiro um teste numa área discreta, pois peróxido de hidrogénio por vezes pode danificar a do estofo.

 

Remover manchas de tinta para o cabelo de tapetes

As instruções para remover este tipo de tinta dos tapetes são as mesmas que as dadas para os estofos.

 

Remover manchas de tinta para o cabelo da pele

Ao aplicar a tinta no cabelo, deverá evitar que a sua pele também fique tingida, pelo que deverá protegê-la ao máximo.

Se, no entanto, houver algumas manchas de tinta na pele poderá retirá-las com óleo essencial de Tea Tree – um óleo designado como ” milagroso” que é extraído das folhas da planta do chá (cuja denominação científica é melaleuca alternifolia). Além deste óleo, existem muitos produtos comerciais que são indicados especificamente para remover a tinta para o cabelo da sua pele de forma segura e eficaz.

Conhece uma técnica diferente e eficaz para remover manchas de tinta para o cabelo?
Partilhe a sua dica de limpeza sobre este tipo de nódoa, deixando um comentário a este artigo.






VEJA OUTRAS DICAS DE LIMPEZA:

Como Remover Manchas de Sangue?
Como Remover Nódoas de Chá?
Guia Rápido para Remover Nódoas
Como limpar inox


2 Respostas para Como Remover Manchas de Tinta para o Cabelo?

  1. ANA LUCIA CIAPPINA diz:

    ADOREI AS DICAS PARA REMOÇÃO DE NODOAS. COM CERTEZA ME SERÃO MUITO UTEIS. OBRIGADA

  2. Sandra Costa diz:

    Adorei a dica para remover manchas de tinta para o cabelo de estofos nossa fiquei impressionada, a mancha estava enorme e sumiu..realmente funcionou!! Parabéns!!
    Obrigada!!!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>