Como Remover Manchas de Cera?

mancha de cera

mancha de cera 300x168 Como Remover Manchas de Cera?As manchas de cera podem ser especialmente aborrecidas, porque é necessário remover a cera em si, mas também, quando as velas têm cor, eliminar a mancha que fica tingida na superfície afetada.

Neste artigo poderá aprender como se livrar eficazmente deste tipo de nódoas e das eventuais manchas de cor deixadas pela vela. No entanto, se a mancha que fica após a remoção da cera for escura ou preta, e não da cor da própria vela, há que considerar que pode ser uma mancha de cinzas do pavio. Se for esse o caso, consulte o artigo sobre a remoção de manchas cinzas, para que a possa eliminar.

Remover manchas de cera de roupas e tecidos laváveis

  • Raspe o excesso de cera com uma faca ou outro objecto próprio para o efeito. Se a cera ainda estiver macia, coloque a roupa no congelador para a endurecer, raspando-a somente depois de estar consistente. Se raspar a cera enquanto ainda estiver húmida, corre o risco de manchar ainda mais o tecido, tornando mais difícil de remover a nódoa.
  • Para remover a cera restante, coloque a área afectada entre folhas de papel limpo (ou papel pardo) e pressione o tecido com um ferro quente, sem vapor. Este processo irá transferir a cera para o papel
    Dica: Deverá mudar as toalhas de papel frequentemente, a fim de não propagar a mancha de cera para outras áreas da roupa.
  • Removida a cera, faça um tratamento com um aditivo de pré-lavagem. Lave a peça à temperatura mais quente que o tecido permitir e lave com cloro ou lixívia para roupa delicada, se o tecido for de cor. Certifique-se que a mancha desapareceu e repita a operação, se necessário.

Se este processo não funcionar, o próximo passo para a remoção da mancha de cera é espalhar um produto de limpeza a seco sobre a nódoa e, uma vez removida, lavar como de costume.

Remover manchas de cera de estofos

  • Raspe o excesso de cera com uma faca ou outro objecto adequado. Se a cera ainda não tiver endurecido, coloque gelo num saco plástico e ponha sobre a cera. Tenha, no entanto, o cuidado de não molhar o estofo com o gelo, pois isso tornará mais difícil a remoção da nódoa.
  • Depois de raspar a camada excessiva de cera, elimine a restante com um pano branco limpo e um solvente de limpeza a seco (teste o produto numa área escondida para ter certeza de que é seguro. Em seguida, esfregue a mancha até que o solvente de limpeza seja absorvido.
  • Repita a operação até a nódoa estar completamente eliminada.

Remover manchas de cera do tapete

Os passos a seguir para a remoção de manchas de cera do tapete são os mesmos que os indicados para a limpeza dos estofos.

Poderá também remover a cera da vela usando um ferro quente depois de ter raspado, tanto quanto possível, a camada superficial. Para fazer isso, siga estes passos:

  • Após a raspagem, passe a área manchada com um pano limpo e branco.
  • Ponha a ponta do ferro quente sobre o pano, onde se encontra a mancha, para a transferir do tapete para o pano. Deverá substituir ou mudar o pano de posição com frequência, tomando o cuidado para não espalhar a mancha.
    ATENÇÃO: Antes de usar o ferro, deverá fazer um teste com o pano numa área escondida. Alguns tapetes com fibras sintéticas ou artificiais podem derreter, mesmo a baixas temperaturas.

Conhece uma técnica diferente e eficaz para remover manchas de cera?
Partilhe a sua dica de limpeza sobre este tipo de nódoa, deixando um comentário a este artigo.


ARTIGOS RELACIONADOS:




3 Respostas para Como Remover Manchas de Cera?

  1. charlesnetto diz:
    Obrigado por partilhar como remover manchas com cera que estou favoritando agora para posteriormente, quando precisar, saber onde encontra diretamente!
  2. nalva diz:
    gostaria de sabe como eu faco para retira mancha de cera (DEPILATORIA)do tecido?
  3. celia cristina araujo almeida diz:
    gostei pois vou fazer essa dica para tirar mancha de vela no tecido.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>