Limpeza ecológica com bicarbonato de sódio

limpeza ecológica com bicarbonato de sódio

Conhecemos vulgarmente o bicarbonato de sódio pela sua utilização em culinária – como fermento, para facilitar o crescimento das massas dos bolos, ou manter os vegetais verdes durante a cozedura – e na indústria das bebidas gaseificadas, devido à libertação do dióxido de carbono. Além destes usos, o bicarbonato é um agente de limpeza ecológico muito eficaz, eliminando quase todo o tipo de odores e manchas.

Vejamos algumas das utilizações do bicarbonato de sódio como produto de limpeza ecológico:

  • Desentupir Canos
    Utilize uma mistura de 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com 1/2 chávena de vinagre e deite no cano entupido.
  • Limpar Fornos
    Uma mistura de bicarbonato e água em quantidades iguais forma uma pasta que deverá espalhar no interior do forno. No dia seguinte, esfregue o forno e limpe com um pano húmido.
  • Remover manchas amareladas
    Roupa armazenada durante muito tempo tende a ganhar manchas escurecidas. Para remover essas manchas amareladas, ferva a roupa durante 1 hora numa mistura com água, bicarbonato de sódio e sal.
  • Remover manchas das cortinas e tapetes de banho
    Para limpar, sem esforço, as manchas de calcário ou bolor das cortinas do duche e tapetes antideslizantes da banheira só precisa de salpicar as superfícies manchadas com bicarbonato de sódio e lavar normalmente.
  • Remover manchas do aço
    Dissolva bicarbonato de sódio em álcool etílico até formar uma pasta, passe um pano liso na superfície do aço, evitando movimentos circulares. Lave com bastante água morna e seque.
  • Remover manchas de ferrugem
    Para limpar roupas com ferrugem, junte sumo de limão a 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e esfregue até a mancha desaparecer.
  • Eliminar odores do frigorífico, congelador e tupperwares
    Para os odores do frigorífico, junte 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em 1/2 litro de água morna e, com um pano embebido nesta mistura, limpe todo o interior. Para eliminar odores dos tupperwares ou outros recipientes de plástico, deixe-os mergulhados na mesma mistura durante alguns minutos e, de seguida, lave-os como habitualmente.
  • Eliminar odores  de sofás e alcatifas
    Para eliminar quaisquer odores de sofás e alcatifas, salpique as manchas com bicarbonato de sódio e aspire.
  • Limpar bancadas
    Para limpar as bancadas da cozinha e da casa de banho, salpique as superfícies com bicarbonato de sódio e limpe com um pano húmido.
  • Limpe pentes, escovas ou rolos de cabelo
    Junte num recipiente 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com água morna e deixe em repouso algumas horas. Lave as peças e deixe-as secar ao sol.
  • Limpar o cinzeiro
    Para ter o cinzeiro limpo e sem odores, deite bicarbonato de sódio no fundo e o cheiro desagradável desaparece.
  • Limpar lápis de cera das paredes
    Se tiver crianças em casa e elas decidirem fazer uma pintura com lápis de cera nas paredes de casa, não desespere – faça uma pasta, misturando bicarbonato de sódio e água em partes iguais e passe nas manchas; deixe secar e limpe a superfície com um pano seco.
  • Recuperar panelas queimadas
    Ao cozinhar, por vezes acontece uma panela ficar queimada. Para recuperar o estado originar destas panelas, salpique um pouco de bicarbonato de sódio no fundo da mesma com água e deixe em repouso por algumas horas. Em seguida, lave-a normalmente.

Estas são algumas das utilidades práticas e ecológicas deste maravilhoso produto de limpeza que é o bicarbonato de sódio. Se conhecer outras, deixe um comentário ao artigo.


ARTIGOS RELACIONADOS:




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>