Limpar diferentes tipos de nódoas e manchas

limpar nódoas

Todos os dias, as roupas e superfícies da casa estão sujeitas a diversos tipos de nódoas e manchas. Nem sempre temos à mão o produto de limpeza adequado, mas há determinadas dicas e técnicas de limpeza que nos permitem ter uma atuação imediata e, assim, evitar danos.

Veja a seguir como remover diferentes tipos de nódoas de tecidos e superfícies de forma rápida e segura.

Limpeza do frigorífico

Faça uma solução de limpeza com 1 litro de água morna e 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio.
Retire os alimentos do frigorífico e deixe descongelar. Molhe um pano limpo na solução de limpeza que preparou e passe em todas as gavetas e prateleiras, inclusive no congelador.

Limpeza de objetos em inox

O melhor para limpar as peças em inox é esfregá-las com bicarbonato de sódio humedecido com um pouco de vinagre de maçã.

remover diferentes tipos de nodoasLimpeza de tecidos

  • Manchas de bolor
    As manchas de bolor nos tecidos saem, fervendo a peça numa solução de limpeza com água e bicarbonato de sódio, na proporção de 2 colheres (chá) para 1 litro de água.
    Uma outra forma de remover este tipo de manchas é pôr um pouco de água oxigenada (10 vol.) e deixar a peça secar ao sol. Se a peça de roupa for branca, poderá lavar com lixívia.
  • Manchas de café
    Lave o tecido com água morna e glicerina. Em alternativa poderá passar uma pedra de gelo sobre a mancha. As manchas de café também saem com uma mistura de bicarbonato de sódio e água.
    Para as manchas de café em roupas de algodão branco, humedeça com água oxigenada e logo em seguida lave com sabão.
    Para tirar manchas de café antigas, esfregue a área afetada com um pano humedecido com vinagre branco ou álcool.
  • Manchas de cerveja
    Deite umas gotas de água oxigenada ou amoníaco sobre as manchas e, em seguida, lave a roupa como habitualmente.
  • Manchas de chocolate
    De entre as várias hipóteses de remoção das manchas de chocolate dos tecidos, indicamos duas que são muito práticas:
    » Comprima a parte machada entre dois papéis absorventes, sem esfregar. Remova, em seguida, com álcool a 90º.
    » Humedeça a mancha de chocolate com glicerina e lave em água morna.
  • Manchas de iodo
    Ferva o tecido em leite de vaca, deixe arrefecer e lave com sabão.
  • Manchas no colarinho de camisas
    Antes de lavar as camisas, aplique champô nos colarinhos e deixe atuar alguns minutos. A sujidade sairá totalmente, assim como a gordura deixada pela pele. Além disso, a aplicação de champô no colarinho facilita a lavagem e minimiza o desgaste do tecido.
  • Manchas em golas e punhos
    Humedeça a gola e/ou os punhos e esfregue-os com sabão. Deixe atuar uns minutos e esfregue a área manchada com uma lixa de unhas. Enxague e lave o tecido imediatamente.
  • Manchas de Pastilha elástica
    Arrefeça a pastilha, ou  a mancha desta, colocando a peça de roupa, num saco de plástico, no congelador, durante algumas horas. Quando a pastilha elástica tiver congelado, raspe-a suavemente e aplique um solvente alcoólico com toques leves, de forma a remover os resíduos com mau aspecto que não tenha conseguido remover antes. Nunca deverá puxar ou raspar a pastilha elástica antes de a congelar ou arrefecer; se o fizer, apenas irá aumentar a dimensão da nódoa.
    Para remover vestígios de pastilha elástica em tecidos delicados, o melhor será fazer uma limpeza a seco na lavandaria.
  • Manchas de tinta de caneta
    Existem várias técnicas para remover as manchas de tinta dos tecidos. Deixamos-lhe algumas dicas de limpeza eficazes neste tipo de manchas.
    » Coloque laca sobre a mancha, deixe atuar e lave de seguida.
    » Mergulhe a peça em leite e deixe-a de molho durante várias horas. Depois esfregue a mancha de tinta com vinagre, limão ou ainda lixívia diluída (no caso de o tecido ser branco). No entanto, deverá ter muito cuidado para não descolorir ou manchar o tecido.
    » Aplique aguarrás, deixe atuar alguns minutos e lave a peça como habitualmente.
    » Esfregue a tinta, de preferência ainda fresca ou logo que possível, com um pano, macio e limpo, embebido em álcool etílico. Depois desta operação, lave a roupa normalmente.
  • Manchas de vinho
    Aplique água fria sobre a nódoa (nunca o faça com água quente, pois esta irá fixar mais a nódoa no tecido) e, em seguida, deite uma pitada de sal sobre a mesma. Ao fazer este procedimento deverá ter muita atenção se o tecido for de cor, pois o sal poderá absorvê-la juntamente com a mancha de vinho. Enxagúe com água e esfregue levemente a nódoa com uma esponja embebida em álcool etílico. Em seguida, lave a peça da forma usual.
    Este procedimento para remover nódoas de vinho também se aplica a nódoas de café e a grande parte das nódoas de tomate.
  • Roupa amarelada com o tempo
    A remoção deste tipo de manchas na roupa tem diferentes formas de solução dependendo do tipo de tecido. Vejamos, pois, a técnicas de limpeza a utilizar nos diferentes tecidos:
    » Para roupas de algodão e linho, ferva o tecido durante 1 hora, numa panela bem limpa, numa solução de sal e bicarbonato de sódio.
    » A seda branca, depois de lavada e enxaguada, deverá ficar totalmente submersa, durante alguns minutos, num recipiente com água e ½ litro de leite.
    » Os tecidos de licra branca, depois de lavados e enxaguados, deverão ficar um pouco de molho em água com umas pitadas de bicarbonato. Em seguida, seque as peças à sombra.
    » Para o nylon branco, mergulhe rapidamente as peças numa solução de água com um pouco de fermento em pó. O fermento em pó é ótimo para evitar que as roupas de nylon branco fiquem amareladas depois da lavagem.

Limpeza de superfícies em couro

  • Manchas de tinta de caneta
    Coloque alguns instantes sobre a mancha uma esponja embebida em água morna com amoníaco. Em seguida, esfregue com um pano macio e seco.
    Se o couro for resistente, poderá esfregar a mancha com um pano embebido em éter.

Limpeza de sapatos

  • Manchas em sapatos claros ou em camurças
    Para remover as manchas de sapatos de camurça ou de cor clara, esfregue-a com uma batata crua.
  • Manchas de água em sapatos
    Quando os sapatos se molham, deixe-os secar um pouco e esfregue com vaselina. Deixe que sequem por completo e lustre-os com um pano de flanela ou escova de sapatos.
    Para impermeabilizar os sapatos, passe-lhes cera. Caso se trate de sapatos de couro use claras batidas em castelo, pois formam uma película protetora.

Limpeza de tapetes

  • Manchas de gordura
    As manchas de gordura nos tapetes saem com óxido de magnésio em pó. Deixe atuar algum tempo e depois escove ou aspire o tapete para finalizar a limpeza da mancha.
  • Manchas de vinho tinto
    Remova as manchas de vinho tinto do tapete com vinho branco. Em alternativa poderá usar uma loção de barbear para proceder à limpeza do tapete, pois a espuma é um bom removedor de manchas.

Manchas de água em móveis

Esfregue a zona manchada com uma flanela embebida em óleo canforado.

Manchas de álcool

Elimine as manchas de álcool, lavando-as rapidamente com água fria.

Manchas de banana

Se a mancha for recente, esfregue um pouco de querosene no local afetado.

Manchas de banha, manteiga, graxa e cera

Passe benzina ou éter sobre a mancha, polvilhando depois com pó de talco. Em seguida, lave com água quente e sabão.

Manchas de batom

Retire as manchas de batom, lavando-as com benzina.

Manchas de doces ou bebidas açucaradas

Lave-as com água morna e um pouco de álcool.

Manchas de ferrugem

Use sumo de limão e água morna para remover as manchas de ferrugem.

Manchas de mel

Coloque sobre a mancha uma solução de limpeza feita com bicarbonato de sódio e água quente. Depois lave e enxague com água fria.

Manchas de mofo em armários

Este tipo de mancha aparece por má ventilação dos armários que estejam em locais quentes, húmidos e pouco iluminados. Arejar os armários é, pois, a melhor precaução para as manchas de mofo.
Quando as manchas já estão instaladas e é necessário fazer a limpeza, lave a superfície manchada com uma mistura de água e lixivia em partes iguais. Em seguida, lave abundantemente com água e seque bem com um pano limpo. Para as manchas mais difíceis, coloque lixivia pura num pano e esfregue bem, lavando e secando bem com um pano limpo.

Manchas de nicotina (cigarros) nos dedos

As manchas amareladas deixadas nos dedos pela nicotina saem facilmente se esfregar uma mistura de sumo de limão com água oxigenada.

Manchas de óleo no chão da garagem

Para retirar as manchas de óleo, espalhe solvente no chão da garagem e deixe atuar alguns minutos. Coloque depois uns jornais e deixe secar. Lave em seguida com uma solução de detergente, 1 chávena de lixívia e água fria. Repita até a mancha de óleo estar completamente limpa.

Conhece uma técnica diferente e eficaz para remover este tipo de manchas?
Então, sugerimos que partilhe a sua técnica de limpeza, deixando um comentário a este artigo.


ARTIGOS RELACIONADOS:




2 Respostas para Limpar diferentes tipos de nódoas e manchas

  1. Rangel diz:
    Olá, um grande abraço. Muito interessante a postagem, sem contar a organização do site, está de parabéns, existem muita coisa boa aqui, não promeo, mas devo visitar mais vezes, fica com Deus, tenha muito sucesso e paz.
  2. Eunice de Deus Castro diz:
    Moro em uma chácara e cortamos um cacho de banana e guardamos numa caixa para que amadurecessem Elas soltaram uma nódea que manchou todo o piso de cerâmica antiderrapante. Gostaria de saber que produtos utilizar para tirá-las

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>