Lavar a roupa de forma ecológica e económica

Lavar a roupa de forma ecológica e económica

Hoje em dia, fala-se muito em ecologia, mas a verdade é que não se consegue mudar as ideias e hábitos das pessoas do dia para a noite… é necessário muito trabalho para mudar as mentalidades e formas de viver, para tornar o mundo mais ecológico. Começando, pelo simples gesto de lavar a roupa, se o fizermos uma lavagem ecológica e amiga do ambiente, entre outras vantagens podemos poupar dinheiro e energia.

Seguem-se algumas dicas de mecanismos que podemos usar de forma a fazer uma lavagem ecológica da roupa.

  • Deve lavar a roupa em água fria, pois ela fica bem lavada e poupa energia, dinheiro, além de prolongar a vida da sua roupa.
    Lave a roupa com água quente somente quando necessário.
  • Se não tiver roupa suficiente para encher uma máquina, faça apenas meia máquina e adeqúe o programa à quantidade que vai lavar. Deste modo, poupa energia e água.
  • Privilegie o uso produtos biodegradáveis, tanto detergentes como amaciadores.
  • Use sempre as quantidades de detergente recomendadas, evite o desperdício e poupe o ambiente.
  • Use água oxigenada em vez de lixívia ao lavar a roupa. Se a água oxigenada estiver numa concentração de 3% faz o mesmo que a lixívia e é mais amiga do ambiente. Deite um copo de água oxigenada na máquina durante a lavagem de roupa branca e, neste caso, lave com água quente. Se não encontrar água oxigenada a 3% pode substituir por meio copo de sumo de limão.
  • Para amaciador de roupa pode e deve utilizar o vinagre; adicione meio copo de vinagre branco em cada lavagem, podendo perfumá-lo com algumas gotas de óleo essencial.
    Pode também preparar o seu amaciador de roupa ecológico, com um copo de bicarbonato de sódio, dois copos de água, algumas gotas de óleo essencial para perfumar e um copo de vinagre. Misture muito bem e armazene num recipiente.
  • Produza o seu próprio detergente 100 % ecológico. Para tal, triture um sabonete puro, coloque-o num tacho e cubra-o com água; aqueça em lume brando, mexendo sempre até dissolver por completo. Noutro recipiente ferva cerca de 9 litros de água e junte-lhe o sabonete derretido ainda quente, adicione 1 copo de bicarbonato de sódio e meio copo de bórax. Deixe arrefecer e utilize meio copo do produto nas lavagens da sua roupa.
  • Não compre tira nódoas químicos, que só vão prejudicar o ambiente pode sempre retirar as nódoas da sua roupa utilizando produtos naturais e ecológicos como, pasta de dentes, sumo de limão, bicarbonato de sódio, vinagre e bórax.
  • Lave à mão a roupa delicada ou peças de grandes dimensões como edredons, cobertores ou carpetes. Utilize um detergente ecológico, um balde e uma vassoura, evitando deste modo um gasto desnecessário em lavandarias.
  • Seja amigo do ambiente e, sempre que possível, ligue a máquina de lavar roupa nos horários mais económicos, diminuindo o consumo de eletricidade. Atualmente quase todas as máquinas são programáveis, podendo realizar a lavagem a qualquer hora do dia.

Seguindo estas dicas, poderá a lavar eficazmente a roupa, de forma ecológica e com a grande vantagem de economizar energia.

Lavar a roupa de forma ecológica económica


ARTIGOS RELACIONADOS:




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>