Dicas para lavar diferentes tipos de tecido

dicas para lavar diferentes tipos de tecido

Antes de começar a lavar a roupa, é muito importante conhecer a composição das mesmas, isto é, saber qual é o tipo de tecido e como se deve proceder para reduzir ao mínimo os possíveis estragos causados durante a lavagem.

Mas independente do tecido, sempre que cair uma nódoa na peça de roupa, deve lavá-la o mais rápido possível. Existe uma enorme variedade de tecidos, por isso é importante saber interpretar as etiquetas e identificar o tipo de fibra que constitui o tecido, porque cada fibra tem o seu ciclo e a sua temperatura de lavagem.

De seguida, sugerimos algumas dicas de como lavar os diferentes tipos de tecido.

Como lavar tecidos de Seda

Os tecidos de seda são muito delicados, é preciso ter especial cuidado com as sedas coloridas porque estas dividem-se em dois grupos, nas coloridas de cor firme e nas de cor não firme.

Para saber se a seda colorida é de cor firme ou não, molhe uma ponta do tecido e torça-o várias vezes. Se durante este processo libertar tinta, estas peças não podem ficar de molho; neste caso, a roupa deve ser ensaboada com sabão neutro e enxaguada rapidamente, para não ficar manchada.

Nas sedas coloridas de cor firme, coloque-as em molho com 2 colheres de sopa de detergente em pó, para roupa delicada. Retire a roupa, envolva numa toalha bem apertada e passe-a a ferro ainda molhada.

Como lavar tecidos de algodão

É preciso ler as indicações da etiqueta, se mencionar lavar só em água fria, é sinonimo que o tecido de algodão se lavado em água quente encolhe, em peças de algodão pré-encolhidas podem ser lavadas em água quente, morna ou frio, dependendo da peça e recomendações dos fabricantes mencionados na etiqueta.

Como lavar tecidos de linho

Sendo uma fibra natural, é necessário alguns cuidados básicos a ter com as peças de linho como ler a etiqueta e verificar se a pode lavar na máquina ou a seco. Se poder lavar na máquina utilize o detergente correto e siga as instruções da etiqueta, tendo sempre em atenção que o linho absorve muita água, por isso não deve encher completamente a máquina de lavar.

Como lavar tecidos bordados

Estes tecidos não podem ser lavados na máquina. Deve polvilhar o tecido com pó de magnésio e deixar em repouso durante algumas horas; de seguida, retire o excesso do pó e repita a operação, se necessário.

Como lavar tecidos de lã

Os tecidos de lã são famosos por durarem uma eternidade, mas é preciso alguns cuidados: devem ser todos lavados a frio, à mão ou na máquina de lavar, mas num programa para roupas delicadas, senão podem encolher.

Como lavar tecidos sintéticos

Os sintéticas devem ser lavados em água fria, à mão, e com sabão, para que não percam a elasticidade original. As roupas de fibras sintéticas guardam o cheiro de transpiração, por isso, no momento de lavagem deve-se enxaguar a roupa numa solução de 1 colher de bicarbonato de sódio e água.

Com as dicas de limpeza e lavagem que deixámos acima, poderá limpar diversos tipos de tecidos sem os danificar ou alterar as suas características.


ARTIGOS RELACIONADOS:




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>