Dicas para a limpeza geral de primavera

limpezas de primavera

A primavera é a estação que as pessoas mais associam à renovação, porque é nesta altura do ano que ocorre o rejuvenescimento da flora, da fauna, os campos ficam mais coloridos e libertam os maravilhosos aromas primaveris, devido às diferentes cores das flores e tudo à sua volta fica mais verdejante.

No entanto, nem todas as pessoas gostam muito desta época, uma vez que também é a altura em que surgem as alergias, provocadas pela libertação dos grãos de pólen, impedindo-as assim de poder realizar passeios ao ar livre.

Estes são uns dos maiores inimigos, quando nos referimos ao exterior, já no que se refere ao interior, os principais culpados pela pouca qualidade de vida destas pessoas são os ácaros e os fungos. Devido a este facto, as pessoas escolhem este período para realizar uma limpeza profunda e renovar o ambiente em casa, procurando que fique mais colorido e alegre; esta limpeza é geralmente conhecida como limpezas de Primavera.

Para os que gostam de ter a casa limpa e airosa, sugerimos algumas dicas para a limpeza geral na Primavera.

  • Arrumar a roupa de Inverno
    Com a chegada do tempo mais quente, é preciso arrumar a roupa quente de inverno e ter à disposição roupas mais leves e frescas. Em relação aos cobertores e edredões, não é preciso lavá-los todos os anos, basta aspirá-los dos dois lados para retirar o pó e arrumá-los em sacos próprios, juntando algumas bolas antitraça.
  • Limpar carpetes e tapetes
    Na primavera chegam os pólenes, os ácaros, e poeiras, por isso é necessário limpar as carpetes e os tapetes. Estes devem ser aspirados de dois em dois dias, mas uma vez por ano, no mínimo, deve realizar uma lavagem a fundo em todas as carpetes e tapetes existentes na casa.
  • Limpar o aparelho do ar condicionado
    Deve realizar uma limpeza profunda no exterior e no interior do aparelho de ar condicionado, incluindo os filtros. Se for necessário deve mesmo mudar os filtros, porque é neles que ficam retidas as poeiras e ácaros que circulam no ar.
  • Limpar paredes
    Nesta altura do ano, deve também fazer a limpeza das paredes e, sempre que possível as paredes interiores devem ser pintadas com tinta lavável, porque com o passar do tempo elas ficam mais escuras e com manchas. Para remover estas manchas, basta usar um pouco de água e uma esponja e esfregar a parede.
  • Limpar e organizar os móveis
    Quando limpar os móveis, o pó e a sujidade devem começar a ser limpos de cima para baixo, porque o pó obedece à lei da gravidade. Aproveitando o facto de ter de retirar as roupas e acessórios para limpar os móveis, pode arrumar o que já não usa e organizar o restante para que tudo fique acessível quando for necessário.
  • Mudar os colchões
    Deve virar o colchão duas vezes por ano, uma no outono e outra na primavera. Ao efetuar este processo, deve aspirar muito bem o colchão para retirar todos os ácaros e poeiras depositados nele.

Fazendo esta limpeza geral na primavera, ficará com a casa mais arejada, limpa e renovada, pronta para os dias de mais calor e descontração.


ARTIGOS RELACIONADOS:




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>