Dicas de Limpeza do Frigorífico e Congelador

Dicas de Limpeza do Frigorífico e Congelador

Neste artigo, deixamos-lhe algumas dicas fáceis de seguir para que possa manter o seu frigorífico e congelador limpos e organizados.

É sabido que um frigorífico mal limpo propicia o desenvolvimento de bactérias que acabam por contaminar os alimentos. No entanto, é preciso saber quando e como se deve proceder à sua limpeza.

Quando e como se deve limpar o frigorífico?

Há indícios que demonstram a necessidade de fazer uma limpeza ao frigorífico. O primeiro deles é o aparecimento de odores desagradáveis quando se abre a porta do eltrodoméstico. Quando tal acontece, é sinal de que o frigorífico precisa urgentemente de cuidados de limpeza e manutenção. Para evitar situações como esta, faça uma limpeza periódica, que poderá programar atempadamente para um dia de fim de semana, quando tem mais tempo disponível.

O frigorífico deve ser limpo todos os meses, não só para que os alimentos se conservem em bom estado durante mais tempo, mas também para a correta manutenção e conservação do eletrodoméstico.

Passos para fazer uma boa limpeza do frigorífico:
  1. Desligue o aparelho da corrente elétrica.
  2. Retire todos os alimentos, verificando os prazos de validade. Aqueles que se encontrarem em perfeitas condições poderão ser armazenados num saco térmico ou geleira.
  3. Retire todas as prateleiras e acessórios de arrumação, lave-os com detergente da loiça e seque-os muito bem.
  4. Estando o frigorífico completamente vazio, passe um pano húmido no seu interior para retirar a maior sujidade.
  5. Limpe o eletrodoméstico com um produto próprio para a limpeza do frigorífico (à venda nas superfícies comerciais) ou, para uma limpeza mais ecológica e igualmente eficaz, com água e vinagre em quantidades iguais. Já escrevemos um artigo sobre os benefícios do vinagre nas limpezas domésticas, que demonstra como este produto é muito bom para desinfetar as superfícies e remover odores (leia o artigo completo AQUI).
  6. As borrachas das portas do frigorífico, que funcionam como vedantes, devem ser limpas com a solução de limpeza usada para o interior do aparelho. Remova bem a sujidade usando uma escova de lavar loiça e passe depois com um pano húmido.
  7. Depois de todo limpo, deixe que o frigorífico seque, ao natural, e só depois reintroduza as prateleiras, caixas e restantes acessórios.
  8. Volte a ligar o aparelho à eletricidade e reintroduza nele os alimentos a conservar.
Como manter as portas do frigorífico limpas e brilhantes

A limpeza interior do frigorífico deve ser sempre complementada com a limpeza exterior (portas e, se for o caso de estarem acessíveis, paredes laterais). O recurso a toalhitas húmidas é, provavelmente, a solução mais prática para conseguir uma boa limpeza e brilho deste tipo de superfície. No entanto, também é muito eficaz a utilização de uma esponja ou pano suave, humedecido com água morna e sabão.

Para evitar o aparecimento de ferrugens indesejadas e prolongar o brilho do eletrodoméstico, também poderá aplicar um pouco de cera para automóveis.

Soluções ecológicas para um frigorífico sem cheiros:

Apesar de ser fácil de encontrar produtos específicos para eliminar os odores do frigorífico, há soluções caseiras que, além de ecológicas, se tornam mais eficazes. Para lá da tradicional taça com vinagre ao fundo de uma prateleira, poderá usar o bicarbonato de sódio ou café moído para esse fim. Além destes, é também muito comum a utilização de uma metade de limão, embora, neste caso, deva ter o cuidado de evitar o contacto direto da parte ácida com o aparelho, afim de evitar eventuais manchas.

Quando e como se deve limpar o congelador?

O congelador não deve ser limpo com tanta frequência como o frigorífico, até porque não está sujeito a uma utilização tão intensiva, tem gelo e armazena alimentos durante um período de tempo mais longo. Assim, enquanto o frigorífico deve ser limpo mensalmente, o congelador só o deve ser descongelado a cada 6 meses. No entanto, o processo de limpeza é exatamente o mesmo que o utilizado para o interior do frigorífico, a única diferença é ter de o deixar descongelar.

DICA ÚTIL:

Para evitar que o gelo se agarre às paredes do congelador após a limpeza, espalhe sobre elas uma camada fina de vaselina.

Descongelar bem o congelador antes de limpar
  • Para absorver melhor a água que se vai libertando à medida que o gelo se desfaz, use uma toalha ou lençol velhos.
  • Nunca recorra à utilização de água quente para acelerar o processo de descongelação, que deve ser feito de forma gradual (ao natural), após desligar o aparelho da eletricidade.
Como manter o frigorífico e o congelador limpos e organizados

A forma mais simples e eficaz de manter o frigorífico e congelador limpos e organizados é através de uma boa arrumação dos produtos, aproveitando os espaços e acessórios disponíveis para cada tipo de alimento.

  • A fruta e os legumes (que são os alimentos mais perecíveis) devem ser colocados na base do frigorífico, nas gavetas disponíveis para esse fim, definindo uma para os legumes e outra para as frutas.Estes espaços de arrumação estão posicionados próximo do congelador, permitindo uma maior frescura.
  • Procure organizar os alimentos por categorias, de forma a conseguir localizá-los mais facilmente e manter o frigorífico bem arrumado.
  • No caso de alimentos como os iogurtes, ponha à frente os que se encontram mais perto do fim da validade.
  • No congelador, guarde os alimentos por categorias nas gavetas, de acordo com o seu prazo de duração

Mantendo cuidados de limpeza e organização aqui indicados, conseguirá manter o seu eletrodoméstico limpo, acessível e prático para a utilização diária.


ARTIGOS RELACIONADOS:




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>