Como tirar nódoas de vinho e outras bebidas alcoólicas

nódoas de vinho

 

É frequente acontecer caírem nódoas de bebidas alcoólicas na roupa ou em carpetes. Saiba como tirar este tipo de nódoas de forma eficaz e sem estragar a superfície afetada – quer a mancha seja de vinho, cerveja ou de bebidas espirituosas.

As nódoas de vinho são das mais frequentes, por isso é por aí que começamos…


Para tirar manchas de vinho, as técnicas de remoção diferem de acordo com o tipo de vinho derramado.
Como tirar manchas de vinho

O vinho branco é fácil de limpar, basta dissolver a nódoa com uma esponja embebida em água e detergente suave.

No entanto, se a nódoa for de vinho tinto terá de ser tratada o mais depressa possível, caso contrário irá adquirir um tom púrpura, tornando-se mais difícil de remover. Antes de mais, se tiver vinho branco à mão, deverá aplicá-lo diretamente sobre a nódoa do tinto. Embeba depois a mancha com água fria e absorva o líquido. Desta forma, a mancha de vinho tinto deverá desaparecer facilmente, uma vez que começou por ser absorvida pelo vinho branco que, por sua vez, permite um tratamento mais fácil.

Caso não tenha vinho branco disponível, deite sal diretamente sobre a nódoa de forma a cobri-la por completo e, desta forma, o vinho tinto será facilmente absorvido. Note que deverá deixar a mancha de vinho antes de retirar o sal.

 

Como tirar nódoas de cerveja

Para as nódoas de cerveja, deverá agir rapidamente, aplicando uma solução de água quente e detergente. Deixe atuar cerca de minutos e limpe a área afetada. Com este simples procedimento a nódoa deverá sair facilmente.

No entanto, as nódoas de cerveja escuras ou já secas são geralmente mais difíceis de tratar, pelo que deverá esfregá-las com glicerina. Em seguida, embeba com uma solução de água quente e bórax, lavando depois, muito bem, com água.

Como tirar nódoas de bebidas espirituosas

No caso das bebidas espirituosas ou outras que não o vinho e a cerveja, lave a nódoa com água fria, aplique um detergente líquido e deixe atuar durante cinco minutos. Depois lave bem com água, repetindo se for necessário.
DICA DE LIMPEZA: Caso a nódoa persista, deixe o detergente atuar durante mais tempo e repita a operação.

Conhece uma técnica diferente e eficaz para tirar nódoas de bebidas alcoólicas?
Partilhe a sua dica de limpeza sobre este tipo de nódoa, deixando um comentário a este artigo.


ARTIGOS RELACIONADOS:




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>