Como tirar nódoas de molhos para churrasco

como tirar nódoas de molho de churrasco

Quando se organiza ou participa num churrasco, é muito fácil ficar-se com nódoas, especialmente as manchas dos molhos, que podem facilmente escorrer da sanduíche, manchando roupas, estofados ou carpetes.

Como acontece com quase todas, a nódoa será mais fácil de limpar se  for tratada o mais rapidamente possível. Saiba como atuar para eliminar este tipo de manchas.

Tirar nódoas de churrasco de roupas e tecidos laváveis

  • Raspe qualquer excesso de molho de churrasco do tecido.
  • Vire a peça manchada do avesso e passe-a por água fria corrente (não o deverá fazer com água quente!).
  • Faça um pré-tratamento da nódoa com detergente líquido, esfregando rapidamente sobre a mesma. Deixe descansar por alguns minutos e enxagúe bem.
  • Esfregue suavemente a nódoa com um pano limpo embebido em vinagre branco e passe abundantemente por água.
  • Repi
    ta o processo de lavagem com detergente líquido e aplicação de vinagre  até ter removido o máximo possível da mancha.
  • Aplique um tira-nódoas de pré-lavagem e, em seguida, lave o tecido como habitualmente.
  • Caso a nódoa se mantenha, coloque um pouco de  detergente líquido sobre a área manchada e deixe de molho, em água morna, cerca de meia hora. Em seguida, lave novamente.
  • Se colocar a peça a secar no secador da roupa, não o faça sem ter a certeza de que a mancha já está completamente limpa. Caso contrário, irá ficar ainda mais definida.

Tirar nódoas de churrasco de estofados

  • Retire ao máximo o molho dos estofos, tendo o cuidado de não alastrar a mancha.
  • Passe a nódoa com um pano branco limpo, embebido numa solução preparada com 2 copos de água fria e 1 colher (sopa) de detergente líquido.
  • Esfregue bem até o líquido ser absorvido e repita as vezes necessárias para tirar a nódoa do estofado.
  • Limpe bem a área tratada com um novo pano branco e água fria, molhando o estofo somente o necessário para que fique limpo. Em seguida, deixe secar.
  • Quando a nódoa for removida, passe a área afetada com um pano branco limpo, embebido em água fria simples, e esfregue suavemente para retirar quaisquer vestígios da solução de limpeza. Em seguida deixe secar completamente.

Também poderá tentar aplicar vinagre para remover as manchas de churrasco, mas teste primeiro a resistência dos estofados num local discreto, a fim de garantir que o vinagre não descolora o tecido dos estofos.

Tirar nódoas de churrasco de carpetes e tapetes

As instruções para a remoção de uma manchas de churrasco dos tapetes são as mesmas que as indicadas para os estofos.

No entanto, se este método não resultar, poderá fazer uma solução com 1 colher (sopa) de amoníaco e 2 copos de água morna, usando-a para remover eficazmente as manchas.

CUIDADO:

Uma vez que o vinagre é um ácido e o amoníaco uma base, utilizando-se um após o outro na tentativa de remover as manchas irá neutralizar os efeitos de ambos, a menos que limpe completamente quaisquer vestígios da solução de vinagre antes de aplicar a amoníaca.

Conhece uma técnica diferente e eficaz para remover manchas de molho para churrasco?
Partilhe a sua dica de limpeza sobre este tipo de nódoa, deixando um comentário a este artigo.


ARTIGOS RELACIONADOS:




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>