Como tirar manchas de feijão

Como tirar manchas de feijão

Embora este não seja do tipo de manchas mais comum, o molho de feijão cozido (sobretudo se for feijão encarnado) podem causar grandes dores de cabeça. Uma nódoa deste género pode acontecer numa situação comum do quotidiano, às refeições ou durante a sua preparação, assim como num piquenique.

As manchas mais frequentes com o molho de feijão encontram-se nos tecidos, nomeadamente na tolha da mesa, mas também podem cair numa carpete, tapetes ou estofos. Além disso, há que considerar também as manchas que o feijão deixa na panela durante a cozedura. Vejamos, pois, como tratar cada uma destas manchas.

Como qualquer outra nódoa, a melhor forma de a remover é fazer um tratamento de limpeza com a maior brevidade possível, pois sairá mais facilmente.

Tirar manchas de feijão de roupas e tecidos

  1. Passe o tecido por água fria corrente, deixando a água correr sobre as costas da mancha para que ele não se espalhe ainda mais.
  2. Faça um pré-tratamento da mancha com detergente líquido, esfregando suavemente, apenas para o detergente revestir toda a mancha. Deixe descansar durante alguns minutos.
  3. Lave bem o tecido.
  4. Esfregue a mancha com um pano branco embebido em vinagre branco e enxagúe bem.
  5. Repita os passos 3 a 5 até a mancha ter saído o mais possível.
    Quanto mais cedo fizer este procedimento após a nódoa ter caído no tecido, mais fácil será limpá-la.
  6. Limpe a mancha com um produto de tratamento de nódoas e lave normalmente.
  7. Se a mancha, ou parte dela, persistir, revista de novo revestimento a área manchada com detergente líquido e deixe de molho em água morna cerca de meia hora. Lave novamente.

Tirar manchas de feijão da panela

Hoje em dia, grande parte das panelas são em inox e a sua limpeza não levanta muitos problemas. No entanto, ainda há quem use panelas de alumínio, nomeadamente a panela de pressão, onde o feijão é cozido na maioria das vezes. Caso a mancha da cozedura do feijão tenha ficado muito entranhada na panela ou o feijão tenha pegado, veja como proceder:

  1. Deite fora a água da cozedura do feijão e coloque água limpa na panela, cobrindo bem a parte manchada.
  2. Polvilhe generosamente com bicarbonato de soda e leve a água a ferver, em lume brando. Mantenha a fervura durante alguns minutos.
  3. Desligue o fogão, deixe a água amornar e lave a panela com uma uma esponja verde ou palha de aço fina.
  4. Quando sair a maior parte do torrado ou da mancha, deite a água fora e lave a panela normalmente.
  5. Se necessário, repita a operação.

Tirar manchas de feijão de sofás e estofados

  1. Raspe o excesso de feijão do sofá.
  2. Prepare uma solução com 2 copos de água fria e 1 colher (sopa) de líquido de lavagem.
  3. Esfregue a mancha de feijão cozido com essa solução de limpeza, usando um pano branco limpo.
  4. Deixe que a solução seja absorvida o máximo possível.
  5. Repita os passos 3 e 4 até que a mancha esteja removido o mais possível do estofo.
  6. Removida a mancha, passe um novo pano branco e limpo, embebido em água fria, e esfregue a área para remover a solução de limpeza. Seque.

Também poderá tentar o vinagre para a remover as manchas de feijão cozido, mas tenha o cuidado de testar a resistência do estofado a este produto, aplicando o vinagre  num local discreto, para garantir que o vinagre não irá descolorir o estofo.

Tirar manchas de feijão de tapetes e carpetes

As instruções para a remoção de manchas de feijão nos tapetes e carpetes são as mesmas que as indicadas para a limpeza do sofá.

No entanto, caso não obtenha resultados positivos na remoção da mancha, aplicando as técnicas descritas, adicionalmente poderá aplicar uma solução de limpeza feita com 1 colher (sopa) de amoníaco diluído em 2 copos de água morna.

CUIDADO: Uma vez que o vinagre é um ácido e o amoníaco é uma base, utilizando um após o outro na tentativa de remover as manchas, poderá neutralizar os efeitos de ambos, caso não lave completamente uma solução de limpeza da superfície afetada antes de utilizar o seguinte.

Conhece uma técnica diferente e eficaz para remover nódoas de feijão?
Então, partilhe a sua técnica de limpeza, deixando um comentário a este artigo.


ARTIGOS RELACIONADOS:




Uma Resposta para Como tirar manchas de feijão

  1. Leila Azevedo Martins diz:
    Prezados
    Bom dia !
    Ao deixar o feijão de molho na agua , esta tintura da agua do feijão,manchou uma toalha de coloração amarelo clarinho. não vi esta opção navegando na internet, então num site , escolhi a opção chá. Estou certa?? Grata Leila

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>