Como remover nódoas de romã?

nódoas de romã

As romãs podem facilmente causar nódoas nos estofos, tecidos e tapetes, porque as suas sementes e sumo se impregnam rapidamente em qualquer superfície com que entrem em contacto, até porque têm uma cor forte.

 

Remover nódoas de romã de tecidos

  • Retire o excesso de romã que possa eventualmente existir na superfície.
  • Vire o tecido do avesso e passe-o por água fria corrente para lavar o máximo possível de sumo de romã.
  • Aplique detergente líquido na área manchada de romã e deixe de molho em água fria entre 15 a 30 minutos.
    Em seguida, lave com água fria.
  • Se a nódoa persistir, aplique peróxido de hidrogénio (ou alvejante em forma de pasta) sobre a nódoa, se for seguro para o tecido. Deixe descansar alguns minutos e depois enxagúe bem.
  • Caso seja necessário, lave a peça normalmente com lixívia normal ou lixívia para roupa delicada, se o tecido for de cor.
  • Assegure-se de que a mancha desapareceu após a lavagem e, se necessário, repita a operação.

 

Remover nódoas de romã de estofos

  • Retire qualquer excesso de romã do estofo afetado.
  • Misture 2 copos de água fria e 1 colher (sopa) de detergente líquido e limpe a nódoa de romã, com pano branco e limpo embebido nesta solução.
  • Esfregue a nódoa até que o líquido seja absorvido.
  • Enxagúe com vinagre branco e seque com um pano branco e limpo.
  • Repita a operação as vezes necessárias até que a nódoa desapareça.
  • Removida a nódoa de romã, esfregue a área afetada com um pano branco embebido em água fria, a fim de retirar completamente a solução de limpeza aplicada. Em seguida deixe secar.

 

Remover nódoas de romã de tapetes

As instruções para remover nódoas causadas por romãs em tapetes ou alcatifas são as mesmas que as dadas para os estofos.

No entanto, se este método não surtir qualquer efeito, misture 1 colher (sopa) de amoníaco com 2 copos de água morna, aplicando depois a solução de limpeza para levar a cabo a remoção.

 

Conhece uma técnica diferente e eficaz para remover nódoas de romã?
Partilhe a sua dica de limpeza sobre este tipo de nódoa, deixando um comentário a este artigo.


ARTIGOS RELACIONADOS:




5 Respostas para Como remover nódoas de romã?

  1. puxa vida, se eu soubesse disso quando era moleque, na casa da minha avó tinha um pé de romã eu cansei de manchar camisas com esse negocio
  2. jucifer diz:
    bem acho q naum vou correr este perigo
    naum curto muito roma
    mas é sempre bom saber !!!
    bjo grande
  3. Kinas diz:
    Eu apliquei a técnica numa peça de roupa e, embora sem muita confiança de início, resultou na perfeição. A minha camisola ficou limpinha. Como não sabia bem que detergente usar, apliquei detergente da loiça juntamente com o detergente da roupa – deixei actuar cerca de 1/2 hora e pus a lavar como de costume.
    Quando retirei a camisola da máquina fiquei felicíssima. Obrigada pela dica!
  4. Gabriela diz:
    Não adiantou! A mancha da minha camiseta ficou AZUL, em vez de sair!! Muita pena, pois minha camiseta era novinha e branca!
    • Fernanda diz:
      Lave na máquina com detergente líquido para a roupa tendo embebido um pouco do mesmo detergente líquido misturado com uma colherzinha pequena de pó branco OXI ACTION DE VANISH se for de cor e faça lavar a 60 graus, pois se for branca ponha mais uma colher bem cheia de 0XI ACTION VANISH na covete da maquina e veja como tudo desaparece

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>