Como remover manchas de vómito?

vómito

Apesar de este não ser o tema mais agradável de se tratar, é importante saber como limpar o vomitado de uma superfície, dado que em algum momento da vida teremos de nos deparar com esta situação.

As dicas que se seguem constituem uma informações especialmente útil para os pais, que têm frequentemente de lidar com as mal disposições dos filhos, que muitas vezes não conseguem chegar a tempo à casa-de-banho, ficando o vómito impregnado na roupa, no sofá em que estava deitado ou sobre o tapete.

No entanto, deverá ter em conta que a informação aqui disponibilizada é de carácter geral sobre a remoção de manchas causadas pelo vómito, havendo situações pontuais em que é necessário adoptar uma técnica de limpeza diferenciada.

 

Remover manchas de vómito de roupas e tecidos

  • Comece por limpar o excesso de vomitado do tecido.
  • Vire o tecido do avesso e passe-o por água fria para limpar a nódoa ao máximo.
  • Faça um pré-tratamento da nódoa, usando um aditivo de pré-lavagem.
  • Lave o tecido em água o mais quente possível para retirar a nódoa e, em seguida, lave a peça com lixívia, se o tecido o permitir, ou com lixívia para roupa delicada, se a peça for de cor.
  • Certifique-se que a mancha desapareceu após a lavagem e repita a operação, se necessário.
    Dica: Tenha o cuidado de não colocar a roupa na máquina de secar antes de a nódoa estar totalmente limpa, caso contrário poderá defini-la ainda mais no tecido.

 

Remover manchas de vómito de estofos

  • Limpe o vomitado do estofo, tendo o cuidado de não o espalhar além da área afectada.
  • Aplique um absorvente, como a maisena ou bicarbonato de soda, sobre a mancha e deixe actuar aproximadamente 15 minutos.
  • Remova o absorvente depois de este ter absorvido parte do vómito.
    NOTA: Dependendo da quantidade do vómito no estofo pode ser necessário repetir este passo mais do que uma vez, até que a mancha tenha sido completamente absorvida pelo bicarbonato ou pelo amido de milho aplicado sobre a nódoa.
  • Se a nódoa se mantiver, aplique um solvente de limpeza a seco na área manchada e esfregue com um pano branco até que o produto seja absorvido.
    Dica: Teste o solvente numa área escondida para ter certeza de que não danifica de alguma forma o estofo.
  • Repita a operação as vezes necessárias até que a nódoa desapareça.
  • Se, mesmo assim, a nódoa persistir, aplique uma solução de limpeza preparada com 2 copos de água fria e 1 colher (sopa) de detergente líquido. Em seguida, esfregue a nódoa com um pano limpo e branco, até que o líquido seja absorvido e a mancha removida.
  • Uma vez removida a nódoa, esfregue a área afectada do estofo com um pano branco embebido em água fria, a fim de retirar completamente a solução de limpeza aplicada e, em seguida, deixe secar.

 

Remover manchas de vómito de tapetes e alcatifas

As instruções dadas para a limpeza de nódoas provocadas pelo vómito de estofos aplicam-se também para as manchas deixadas em tapetes e/ou alcatifas.

Conhece uma técnica diferente e eficaz para remover manchas de vómito?
Em caso afirmativo, partilhe a sua dica de limpeza sobre este tipo de nódoa, deixando um comentário a este artigo.

limpar vomitado do chão


ARTIGOS RELACIONADOS:




Uma Resposta para Como remover manchas de vómito?

  1. Solange L.P diz:
    Como tirar manchas de tintas e também pingos de ceras ; que caiu no chão .Como fazer para tirar o excesso ; no piso. Um abra a todos vocês obrigadas Solange.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>