Como Remover Manchas de Manteiga?

remover manchas de manteiga

Saber como remover manchas de manteiga é essencial para qualquer pessoa que cozinhe e esteja exposta e este ingrediente. Sobretudo nestes dias, em que tradicionalmente se preparam doces caseiros, poderá facilmente cair um pouco de manteiga e causar uma mancha indesejável na roupa ou noutras superfícies da casa, como o mobiliário estofado ou tapetes.

Independentemente do local onde caia a manteiga, esta deixa uma nódoa oleosa, que pode ser difícil de remover, mesmo com lavagens múltiplas.

Veja abaixo as instruções que lhe deixamos para remover este tipo de manchas.

 

Remover manchas de manteiga de roupas e outros tecidos

  • Esfregue a mancha com uma pequena quantidade de detergente da loiça.
  • Lave bem a área manchada, retirando a manteiga e o detergente.
  • Faça um tratamento da mancha com um aditivo de pré-lavagem para remover nódoas.
  • Lave em água quente (à temperatura mais elevada que o tecido permitir) para remover completamente a mancha e a gordura da manteiga.
  • Repita a operação, se necessário.
    Dica de Limpeza: Certifique-se de que a mancha ficou bem limpa, pois se a colocar na máquina de secar sem a nódoa estar completamente eliminada, poderá defini-la ainda na peça.

 

Remover manchas de manteiga de estofados

  • Retire o máximo da manteiga possível do estofamento sem espalhar a nódoa.
  • Aplique um absorvente, como amido de milho ou bicarbonato de sódio, sobre a mancha e deixe absorver cerca de 15 minutos. Este procedimento irá ajudar a absorver a parte oleosa da mancha provocada pela manteiga.
  • Retire o absorvente que, entretanto, terá absorvido parte ou a totalidade da manteiga.
    Dica de Limpeza: Dependendo da quantidade de manteiga derramada, pode ser necessário repetir este passo várias vezes até que não seja mais absorvida pelo bicarbonato de sódio ou amido de milho.
  • Caso a mancha persista no estofado, com um pano branco, esfregue a mancha provocada pela manteiga, com um solvente de limpeza a seco.
    Dica de Limpeza: Teste o solvente numa área do estofo que não seja visível, a fim de se certificar de que é possível aplicar o produto de limpeza sem danificar o estofamento.
  • Esfregue até absorver completamente o solvente.
  • Repita a operação até que as manchas de manteiga sejam removidas.

Se esta técnica não funcionar, prepare uma solução de limpeza com 2 copos de água fria e 1 colher (sopa) de detergente líquido da loiça, esfregando a mancha com um pano limpo e branco até o líquido ser absorvido.

Quando a mancha for eliminada, limpe bem o detergente, usando um pano branco e limpo embebido em água fria simples. Deixe secar.

 

Remover manchas de manteiga de tapetes e alcatifas

As instruções para a remoção de manchas de manteiga em tapetes, carpetes ou alcatifas são as mesmas que as dadas para os estofos.


ARTIGOS RELACIONADOS:




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>