Como remover manchas de desodorizante?

manchas desodorizante

Abaixo estão instruções, passo a passo, para a remoção de manchas de desodorizante da roupa e outros tecidos laváveis, estofos e tapetes.

Remover as manchas de desodorizante da roupa

Antes de mais, deverá determinar se a mancha é recente ou se já tem algum tempo; se já estiver há alguns dias no fundo do seu cesto de roupa, pode ter começado a alterar a cor do tecido. É melhor tratar as manchas de desodorizante, o mais rapidamente possível, para que esta mudança de cor não ocorra, porque é muito difícil ou impossível de corrigir.

No entanto, deverá ter em mente que é muito importante verificar a roupa antes de a lavar, a fim de detectar se tem manchas causadas por desodorizantes pois, após a lavagem, torna-se muito mais difícil eliminá-las.

Passos a seguir para a eliminação de manchas de desodorizante deixadas na roupa:

  • Se a mancha não for recente, aplique vinagre destilado branco na área manchada, deixando-o actuar cerca de meia hora.
    NB: O vinagre destilado branco é o tipo de vinagre usado em picles e outros condimentos.
  • Caso se trate de uma nódoa ainda fresca, aplique amoníaco na área afectada, deixando agir cerca de meia hora. Tenha o cuidado de testar o amoníaco numa zona escondida para se certificar de que não irá danificar o tecido.
  • Enxagúe o vinagre ou amoníaco aplicado na nódoa e faça um tratamento com um aditivo de pré-lavagem para remoção de manchas.
  • Lave em água quente, o mais elevado que o tecido permitir, confirmando se a mancha desapareceu após a lavagem. Repita se necessário.

Se o método apresentado não eliminar completamente as manchas, faça um novo tratamento de pré-lavagem, mergulhando a roupa em água quente e alvejante. Após este passo, siga as indicações de lavagem indicadas acima.

Remover manchas de desodorizante de estofos

  • Prepare uma solução com dois copos de água morna, uma colher (sopa) de detergente da louça e uma colher (chá) de vinagre ou amoníaco. Usando amoníaco, faça um teste num local discreto, a fim de testar a solidez da cor do estofo.
    NB: Não use o amoníaco e o vinagre em conjunto; basta escolher um deles, porque se os combinar irão neutralizar mutuamente os efeitos de cada um.
  • Passe a solução preparada sobre as manchas, com um pano limpo e branco, e esfregue até que o líquido seja absorvido.
  • Repita a operação até que a mancha do desodorizante seja eliminada.
  • Já com a nódoa removida, retire quaisquer vestígios da solução de limpeza, passando um pano branco novo, embebido em água fria, sobre a área tratada e deixe secar.
    NB: Certifique-se de que molha o estofo somente o necessário remover a mancha.

Se a mancha permanecer, esfregue-a com álcool isopropílico.

Remover manchas de desodorizante de tapetes

As instruções para a remoção de manchas de desodorizante do tapete são as mesmas que para os estofos.

Conhece uma técnica diferente e eficaz para remover manchas de desodorizante?
Em caso afirmativo, partilhe a sua dica de limpeza sobre este tipo de nódoa, deixando um comentário a este artigo.


ARTIGOS RELACIONADOS:




3 Respostas para Como remover manchas de desodorizante?

  1. Paulo Mota diz:
    Já encontrei solução para o problema das manchas de desodurizante. Aplique uma pequena quantidade de Cillite Bang sobre a nódua, deixe actuar durante cerca de 3 minutos, passe por agua e sabão e vai ter excelente resultado. Já testei em vários tipos de tecidos nas mais variadas cores,não altera a cor, nem fragiliza o tecido. Para evitar qualquer tipo de dúvida testem antes num pano velho.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>