Como remover manchas de cinza?

manchas de cinza

As manchas causadas por cinza espalham-se facilmente se forem esfregadas. Portanto, uma das coisas mais importantes a ter em conta na limpeza deste tipo de manchas é friccionar o menos possível, porque tal só irá agravar a situação.

Seguem-se instruções sobre como remover manchas de cinza de tecidos, vestuário, estofos e tapetes.

Remover manchas de cinza de vestuário e outros tecidos

  • Retire quaisquer vestígios de cinza do tecido para não alastrar mais a mancha ou carregar ainda mais a cinza.
  • Vire o tecido do avesso e passe-o por água fria corrente para lavar o máximo de cinzas possível.
  • Faça um pré-tratamento da mancha, aplicando um produto de pré-lavagem.
  • Lave o tecido em água o mais quente possível para retirar a mancha deixada pela cinza. Aplique lixívia se a peça o permitir ou então lixívia para roupa delicada, se o tecido for de cor.
  • Certifique-se que a mancha desapareceu após a lavagem e repita a operação, se necessário. Tenha o cuidado de nunca por a peça afectada na máquina de secar antes de a mancha estar completamente limpa, caso contrário poderá defini-la ainda mais no tecido.

Se as instruções acima não surtirem qualquer efeito, embeba a área manchada de cinza com álcool e, em seguida, lave o tecido como habitualmente.

Remover manchas de cinza de estofos

  • Escove bem as cinzas, tomando cuidado para não espalhar a mancha ou incrustar ainda mais a cinza no estofo (pode usar um aspirador para facilitar esta operação).
  • Misture 2 copos de água fria e 1 colher de sopa de detergente e limpe depois a mancha com um pano branco e limpo, esfregando a solução de limpeza até o líquido ser totalmente absorvido.
  • Repita a operação as vezes necessárias até que a mancha seja completamente removida do estofo.
  • Quando a mancha estiver limpa, remova quaisquer vestígios da solução aplicada, esfregando a área afectada com um pano branco limpo, embebido em água fria. Em seguida, deixe secar.
    Dica: Como alternativa à solução de limpeza, poderá aplicar um solvente de limpeza a seco para remover as manchas cinzas de estofados.

Remover manchas de cinza de tapetes

  • Comece por aspirar bem as cinzas da área afectada.
    Dica: Se a cinza estiver húmida, absorva um pouco do líquido polvilhando sobre ela um pouco de maisena ou bicarbonato de sódio, antes de limpar.
  • Limpe, então, a mancha do tapete com um solvente de limpeza a seco.

Conhece uma técnica diferente e eficaz para remover manchas de cinza?
Em caso afirmativo, partilhe a sua dica de limpeza sobre este tipo de nódoa, deixando um comentário a este artigo.


ARTIGOS RELACIONADOS:




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>