Como Remover Manchas de Bolor e Mofo?

nodoas de bolor Como Remover Manchas de Bolor e Mofo?O bolor é um fungo que cresce e prospera em áreas que escuras, quentes e húmidas. É, portanto, comum aparecerem manchas de bolor nas banheiras e duches, lavandarias, roupas molhadas e também em tapetes ou estofos que não estejam devidamente secos.

Grande parte do bolor pode ser limpo por nós com soluções ou produtos de limpeza disponíveis no mercado para o efeito, mas há situações em que a sua remoção é tão difícil que é necessário recorrer ao apoio de um profissional para remover eficazmente o bolor e as manchas por ele causadas.

Nas linhas que se seguem estão indicadas dicas e técnicas para remover manchas de bolor e mofo de roupas e tecidos, estofos, tapetes, máquina de lavar roupa, azulejos e outras superfícies da casa. Mas, para lá da higiene, convém não esquecer que o bolor é prejudicial para a saúde, pelo que se deve ter o máximo de cuidado.

 

REMOVER MANCHAS DE BOLOR DE ROUPAS E OUTROS TECIDOS

  • Bata e escove bem peças por forma a tirar a maior quantidade possível de bolor.
    NB: Este procedimento deve ser feito ao ar livre, a fim de não espalhar o bolor e os fungos a ele associados dentro de casa.
  • SE A PEÇA PUDER SER LAVADA COM LIXÍVIA, esta é, efetivamente, a melhor forma de o fazer, pois o cloro elimina o bolor e é geralmente eficaz na remoção das manchas do tecido em causa. Lave, então, a peça com detergente e lixívia, em água quente (à temperatura mais elevada que o tecido suportar).
    Dica: Se as manchas de bolor forem difíceis de remover, deixe o tecido de molho em detergente e lixívia durante trinta minutos e depois lave como habitualmente.
  • Se o tecido for de cor ou a etiqueta indicar que não é possível aplicar lixívia sobre ele, deverá embebê-lo num alvejante de oxigénio (a lixívia é um alvejante à base de cloro) e água quente durante pelo menos meia hora, lavando depois a peça como de costume.
    Verifique se a mancha desapareceu após a lavagem e não ponha a peça na máquina de secar se a nódoa não estiver totalmente eliminada, caso contrário poderá defini-la mais no tecido. Repita a lavagem, se necessário.

As dicas a seguir indicadas destinam-se a remover manchas de bolor realmente difíceis.

  • Esfregue a mancha de bolor com peróxido de hidrogénio, enxagúe e volte a lavar.
  • Ponha o tecido a secar ao sol, pois é um agente de clareamento natural e ambos podem deter o crescimento de fungos, podendo mesmo o sol, por si só, remover as manchas de bolor.

REMOVER MANCHAS DE BOLOR DE ESTOFOS

  • Aspire o máximo de bolor possível.
    NB: Depois de aspirar uma superfície com bolor, deverá substituir o saco ou esvaziar o recipiente imediatamente, a fim de evitar a propagação de fungos dentro de casa. Se o depósito for uma caixa lavável, deve lavá-la imediatamente com água quente e lixívia para eliminar quaisquer vestígios de bolor.
  • Limpe o estofo com um pano limpo e branco, embebido numa solução composta por 1 copo de água fria e uma chávena de amoníaco, esfregando a mancha até que o líquido seja absorvido.
    NB: O estofo deverá ser molhado somente o necessário para remover as manchas de bolor.
    Dica: A amónia pode ser prejudicial para alguns tipos de estofo, sobretudo numa concentração tão alta como a sugerida aqui para remover manchas de bolor. Portanto, antes de aplicar a solução de amoníaco no estofo manchado, deverá testá-lo numa área escondida para se certificar de que não irá prejudicar o tecido ou fibras.
  • Repita a operação até que a mancha causada pelo bolor tenha sido removida do estofo.
  • Limpe a área tratada com água fria e um pano branco novo, a fim de retirar quaisquer vestígios da solução de limpeza e, em seguida, deixe secar.
  • Facilite a secagem do estofo usando um secador de cabelo, com temperatura a frio, ou colocando uma ventoinha junto ao estofo para se certificar de que fica completamente seco, mesmo no interior.
    NB: Esta última etapa é crucial porque bolor pode regredir rapidamente e voltar se uma área permanecer húmida; portanto, o estofo deve ser seco na íntegra para evitar o reaparecimento de bolor.

Se a absorção do bolor no estofo não for muito funda, será capaz de tratar facilmente da sua remoção seguindo os procedimentos indicados acima. Caso contrário, se o bolor penetrou uma área muito profunda do estofo, poderá ser-lhe difícil extraí-lo sem recorrer à ajuda de um profissional.

LIMPAR E REMOVER MANCHAS DE BOLOR DE TAPETES

  • Aspire o máximo de bolor possível do tapete.
    NB: Deverá substituir o saco ou esvaziar o recipiente imediatamente após a aspiração do tapete, a fim de evitar a propagação de fungos dentro de casa. Caso se trate de uma caixa lavável, deverá lavá-la imediatamente com água quente e lixívia para eliminar quaisquer vestígios de bolor.
  • Prepare uma solução com 2 copos de água fria e 1 colher (sopa) de detergente da louça ou da roupa. Misture muito bem até criar espuma.
  • Esfregue o tapete bolorento com a solução de limpeza preparada, repetindo as vezes necessárias para que a mancha de bolor seja removida.
  • Assim que a mancha seja removida, limpe o tapete com um pano branco embebido em água fria e deixe secar.
  • Acelere e facilite a secagem do tapete usando um secador de cabelo ou ligando uma ventoinha junto dele, certificando-se de que ambos os lados ficam bem secos. Este processo é crucial para impedir o reaparecimento de bolor no tapete.
    Dica: Caso se trate de um tapete felpudo em que o bolor não afetou apenas a sua superfície, penetrando inclusive na zona forrada, poderá ter de recorrer ao apoio de um profissional.

REMOVER BOLOR DOS AZULEJOS E CASA DE BANHO

Para se livrar do bolor e das manchas que este deixa na zona do chuveiro/banheira e dos azulejos em geral, use água quente com um bom creme de limpeza (Cif ou outro) e esfregue com o lado abrasivo de uma esponja de cozinha ou com uma escova de dentes velha, que lhe permitirá chegar aos cantos mais inacessíveis.

REMOVER BOLOR DA MÁQUINA DE LAVAR

As manchas de bolor podem também acumular-se na máquina de lavar, especialmente na gaveta do detergente, na borracha do tambor ou no filtro. Por vezes desenvolve-se um cheiro a mofo característico, proveniente do crescimento de bactérias ou fungos e do acumular de bolor.

O desenvolvimento de bolor afeta tanto as máquinas de carregamento no topo como as de carregamento frontal, mas faz-se sentir mais nas máquinas com carregadores frontais, devido à vedação nas portas.

A seguir são dadas dicas para limpar várias partes da máquina de lavar roupa com maior probabilidade de acumular bolor.

Se costuma lavar semanalmente uma ou duas cargas de roupa com lixívia e/ou água muito quente, a probabilidade de o bolor se desenvolver é menor, dado que estas substâncias tendem a eliminar naturalmente as manchas e cheiros de bolor. No entanto, se deixar acidentalmente a roupa na máquina de lavar por um tempo, ou até se não deixar a máquina de lavar roupa secar completamente antes de fechar a porta.

  • Pode limpar o bolor da máquina da roupa com um spray de limpeza com lixívia e uma escova de dentes velha, lavando, no lava-loiça, as partes removíveis da máquina em água quente e lixívia.
  • Para evitar o cheiro desagradável, deverá deixar a porta e gaveta do detergente abertas após cada lavagem, para permitir que sequem completamente.
  • Para o evitar o desenvolvimento de bolor na máquina é fundamental fazer uma limpeza periódica da máquina, dado que as zonas mais afetadas do aparelho são sujeitas a uma grande humidade, estando depois fechadas. Assim, pelo menos uma vez por mês, limpe a máquina, pondo-a a trabalhar, vazia, com água quente e um produto para eliminar o calcário que deverá colocar na gaveta do detergente.

Conhece técnicas diferentes e eficazes para remover manchas de bolor e mofo?
Partilhe a sua dica de limpeza sobre este tipo de nódoa, deixando um comentário a este artigo.

casa limpa sem bolor Como Remover Manchas de Bolor e Mofo?





14 Respostas para Como Remover Manchas de Bolor e Mofo?

  1. ToXa_ diz:
    Faltou a louça. Estou tentando descobrir como me livrar dos vermes que estão morando no meu liquidificador, e do cheiro de podre da pia que esta abandonada a uns 3 meses…
  2. edneia jurcovich diz:
    DEIXAR A ROUPA DE MOLHO NA AGUA LIMPA COM AGUA SANITÁRIA,PODE SER ROUPAS COLORIDAS OU BRANCAS (NÃO MANCHA)SE FOR POUCO BOLOR 15 MINUTOS SE FOR MUITO 30 MINUTOS.THAU ATE MAIS
  3. pedro zaccur diz:
    Preciso saber como retirar mofo branco de casaco de couro preto desde ja obrigado.
    Pedro Zaccur.
  4. beatriz diz:
    Eu lavei um carrinho de bebe e fechei para secar e formou um monte de bolor. O que fazer? SOCORRO
  5. carla santos diz:
    tenho uns sofas em pele branco tem um risco de esferografica .como tirar ja esprimentei td, ajudem me
  6. MARIA DAS GRAÇAS diz:
    PRECISO SABER COMO TIRAR MANCHA DE BOLOR DE MALA.O QUE FAZER?
  7. daiane diz:
    Alguém sabe como tirar manchas de mofo no carpete de borracha (decorflex)?
  8. dienifer diz:
    eu preciso de remover o bolor de papel mache.eu fiz uma maquete com papel mache ficou linda so que depois de alguns dias ela encheu de bolor alguem me de uma sugestao.obrigado
  9. Karol diz:
    PRECISO SABER COMO TIRAR MANCHAS DE TAPETE DE PLÁSTICO COM BOLOR, ALGUÉM PODE ME AJUDAR?
  10. Essas respostas nao me ajudou eu nao quero saber sobre bolor quero saber sobre”como tirar mofos de tapetes”nao sobre bolor se essa pagina te ajudou bom para vc mais nao me ajudou se vc souber de como tiear mofo de tapete me manda u
    Pelo tuiter que meu nome no.tuiter e erika guimaraes porfavor gente eu comto com vcs e eo tapete e da minha vovó ate mais galera*****
  11. Ágata Cristian Barbosa da silva diz:
    Gostaria de saber como posso eliminar o bolor do chiqueiro da minha filha.
  12. susana diz:
    como tirar bolor de cortina cor de rosa
  13. Klecy diz:
    Gostaria de saber o que fazer para recuperar minha jaqueta de couro legítima que foi lavado com água e sabão. Ficou ressecada e encolheu um pouco e amassou um pouco.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>