Como remover espelhos colados na parede

remover espelhos

Muitas vezes, a presença de um espelho na parede do corredor, do quarto ou mesmo na parede da casa de banho tem como objetivo transmitir maior profundidade e dimensão do espaço. Mas ao realizar pequenas alterações ou renovações em casa, por vezes é necessário tirar o espelho de onde estava fixado.

Remover o espelho de parede é um grande desafio, mas nada que não se consiga com um pouco de paciência e alguns utensílios domésticos adequados, além da ajuda de outra pessoa. Não se esqueça que o espelho pode partir, estilhaçar ou mesmo cair e tornar a sua remoção num trabalho perigoso, por isso é preciso ter em atenção algumas medidas de segurança como o uso de óculos e luvas.

Algumas sugestões a ter em atenção ao remover espelhos colados na parede.

Utensílios indispensáveis:

  • Lençol ou pano velho
  • Fio dental, arame ou fio de anzol
  • Fita adesiva
  • Luvas grossas
  • Óculos
  • Calças compridas, camisa de manga comprida
  • Botas de borracha
  • Secador
  • Vassoura
  •  Aspirador

Procedimentos para a remoção:

  1. Tape o espelho com o lençol ou pano velho e coloque fita adesiva em toda a superfície do espelho, para evitar que os vidros se espalhem pela divisão, caso o espelho se parta.
  2. Construa uma serra caseira, com o fio dental, arame ou fio de anzol, em que o seu comprimento seja maior dois a três metros que o espelho que vai remover.
  3. Vista umas calças compridas, camisa de manga comprida, botas de borracha, luvas grossas e coloque os óculos de proteção, para evitar magoar-se com os pedaços de vidro que possam surgir.
  4. Com o secador de cabelo , aqueça o espelho, com a finalidade de a cola ficar mais maleável – regule o secador para a temperatura mais elevada e, lentamente, passe o secador por todo o espelho para realizar um aquecimento uniforme. Durante este processo, peça ao seu ajudante para segurar o espelho, para que não parta na eventualidade de se descolar.
  5. Levante as extremidades do espelho, com a ajuda de uma espátula, para retirar toda a cola presente nos cantos. Nesta fase, também precisa que a pessoa que o está ajudar segure no espelho, para o caso de se descolar.
  6. Com a serra feita com o fio dental, arame ou fio de anzol, faça-a passar entre a parede e o espelho. A partir das extremidades superiores do espelho, puxe a serra para trás e para frente, passando por toda a cola, até que este solte da parede.
    Um segundo ajudante deve estar presente nesta fase para segurar o espelho quando este se soltar.
  7. Finalmente, limpe todo o espaço, com muito cuidado. Comece por colocar os vidros maiores diretamente no balde do lixo, em seguida agarre no lençol e despeje os vidros e os resíduos de cola para o lixo. Por fim, com a vassoura, limpe os pedaços de vidro mais pequenos e aspire toda a área para retirar os pedaços pequeninos, evitando que alguém se corte nos resíduos de vidro que possam ter ficado.


ARTIGOS RELACIONADOS:




2 Respostas para Como remover espelhos colados na parede

  1. Ronaldo diz:
    Eu tive que tirar um espelho de 1,20 de largura por 2,40 de altura. Ele estava colado na parede de gesso da minha loja. Fui atras de vários vidraceiros e eles alegaram que não tinha como retirar, so quebrando o vidro. Eu peguei um arame de aço bem fininho com o cumprimento de 2,00 metros coloquei dois tocos nas extremidades para manusear o arame e não machucar a mão, passei o arame por de trás do vidro e num movimento de vi e vem como serra fomos cortando a cola e soltamos o vidro sem nenhum problema.
  2. ricardo diz:
    Isso aí Ronaldo, eu preciso fazer o mesmo com 3 espelhos, o maior de 2,00mx85cm. Liguei na vidraçaria e me disseram o mesmo, que o espelho seria perdido! Isso que colocaram ontem a tarde, então a cola ainda está mole. Essas lojas só querem é tirar seu dinheiro!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>