Como Limpar Tapetes

limpar tapetes

Manter os tapetes sempre limpos não é fácil, sobretudo quando há crianças ou animais em casa. Além da limpeza, há que ter em conta que, muitas vezes, se trata de tapetes muito dispendiosos e, como tal, há que encontrar soluções que ajudem a preservá-los.

Nas linhas que se seguem, apresentamos alguns conselhos e dicas de limpeza que ajudarão a manter os seus tapetes limpos, bonitos e sem nódoas.

Cuidados básicos de limpeza e manutenção dos tapetes

Antes de mais, há que ter em mente que os tapetes não são todos iguais, por isso, ao limpá-los deve de se ter em conta as suas características e o material de que são feitos.
Alguns aspetos básicos a ter em conta na limpeza dos tapetes:

  • Dimensões;
  • Material que entra na sua composição;
  • Fabrico – se o tapete foi feito de forma artesanal ou industrial;
  • Fixação da cor e outras especificações.

Uma das formas mais simples de manter os tapetes limpos é aspirá-los de forma regular, particularmente na parte de trás, uma zona muitas vezes descurada.

Dicas de limpeza e aspiração:

  • Aspire a parte de trás do tapete pelo menos uma vez por mês.
  • Ao aspirar a superfície frontal, tenha o cuidado de não danificar as zonas mais sensíveis, nomeadamente as franjas (se o tapete as tiver).

Cuidados de Limpeza com diferentes Tipos de tapetes

Tapetes de Fibras naturais – Lã

  • Aspire-os pelo menos uma vez por semana, tendo o cuidado de  não danificar as fibras.
  • Anualmente, faça uma limpeza profunda ao tapete, de preferência uma limpeza profissional. Para limpar uma nódoa, procure intervir com a maior brevidade possível após esta ter caído no tapete. Absorva o excesso de sujidade com um pano branco e limpo, aplicando em seguida um produto de limpeza adequado para tapetes de lã.

Tapetes de Fibras naturais – algodão

  • A grande vantagem dos tapetes de algodão é poderem ser lavados sem grandes precauções, inclusive na máquina de lavar. No entanto, se o tapete for muito grande ou se as cores não forem fixas, a lavagem manual é a mais indicada.

Outros tapetes de fibras naturais

  • Semanalmente, aspire o tapete, não esquecendo de fazer também regularmente a limpeza na parte de trás.
  • Limpe as nódoas imediatamente com um pano limpo.

Tapetes de fibras sintéticas

  • A limpeza deste tipo de tapetes é semelhante às dos tapetes de lã.

Tapetes de seda

  • Aspire-os semanalmente com o aspirador numa potência fraca a moderada, pois a seda é uma fibra muito sensível.
  • De dois em dois anos, submeta os tapetes a uma limpeza profissional, a cargo de empresas especializadas em tapetes antigos e/ou deste tipo de materiais.

 

Dicas gerais de limpeza

Sempre que lavar tapetes, independentemente do seu tipo, deverá ter muito cuidado com os produtos de limpeza que aplica, sejam eles sprays, detergentes ou outros. Para tal, leia atentamente as indicações contidas nos rótulos das embalagens pois, na maioria das vezes, são produtos com químicos muito agressivos, normalmente indicados para a limpeza de tapetes de fibras sintéticas e não para tapetes de fibras naturais.

Para os tapetes de fibras naturais, deverá testar o produto de limpeza numa zona pequena e escondida do tapete, a fim de testar a resistência das cores e/ou das fibras.


ARTIGOS RELACIONADOS:




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>