Como limpar o micro-ondas

limpar o micro-ondas

O micro-ondas é um eletrodoméstico no qual a probabilidade de adquirir odores é maior quanto mais for o seu uso. Para evitar os odores indesejados, é necessário limpar o micro-ondas após cada utilização. Se o utilizar com bastante regularidade, é mesmo desejável efetuar uma limpeza profunda, uma vez por semana.

Limpar o micro-ondas por fora não é uma tarefa difícil, basta para isso um pano, em detergente líquido e deixar secar. A dificuldade está na limpeza interior. Pode ser uma tarefa árdua, mas não impossível. Existem mesmo vários processos para efetuar a limpeza interior do micro-ondas, alguns deles baratos e ecológicos.

Comecemos pelo método do vinagre.

  1. Encha um recipiente que possa ser colocado no micro-ondas com uma  solução de água e vinagre em partes iguais e coloque-o no interior do micro-ondas.
  2. Ligue a temperatura máxima durante cerca de 3 minutos.
  3. Com uma esponja humedecida na solução de água e vinagre, limpe todo o interior do micro-ondas, sem muito esforço a esfregar, uma vez que esta solução ajuda a amolecer os restos de comida contidos nas paredes. Muita atenção ao retirar a solução do micro-ondas, ela está muito quente e pode provocar queimaduras graves.

Um outro processo simples e natural para limpar o micro-ondas é o do limão:

  1. Num recipiente adequado para o micro-ondas, misture o sumo de um limão com 300 ml de água.
  2. Coloque o recipiente no interior do micro-ondas e ligue a temperatura máxima durante aproximadamente 10 minutos, permitindo deste modo que o vapor libertado se condense nas paredes e tetos do micro-ondas.
  3. Retire o recipiente do interior do micro-ondas e passe um pano por todo o interior do mesmo. Desta forma, conseguirá remover os restos de comida, sem grande dificuldade.

Se mesmo após estes métodos naturais e rápidos, os restos de comida persistirem, pode limpar o interior do micro-ondas com um detergente da loiça:

  1. Encha com água morna um recipiente que possa ser aquecido no micro-ondas.
  2. Adicione um pouco de detergente ao recipiente e coloque-o no micro-ondas à temperatura máxima até que a água comece a vaporizar.
  3. Retire imediatamente o recipiente do micro-ondas e, com uma esponja húmida, limpa-se o interior, sem necessidade de esfregar. Para não ficar com um cheiro muito intenso ao detergente, pode adicionar um pouco de bicarbonato de sódio à mistura.

Se mesmo assim alguns restos de comida continuarem a resistir à limpeza, deixe ficar no interior do micro-ondas, durante 24 horas, um recipiente com amoníaco e notará que os restos estão muito mais soltos e fáceis de limpar.

Com a utilização intensiva do micro-ondas há odores que se entranham no interior do aparelho e provocam maus cheiros. Uma boa solução para eliminar os odores do interior do micro-ondas é limpá-lo com um pano húmido, numa solução de bicarbonato de sódio e água morna.

Para uma melhor manutenção e uma limpeza mais duradoura, o ideal é adquirir tampas apropriadas para micro-ondas e cobrir a comida, evitando desta maneira que a mesma espirre para todos os lados. Nunca se deve aquecer de um recipiente hermeticamente fechado no micro-ondas, pois com o calor pode rebentar e, além de ficar com a comida estragada, suja-se o interior do micro-ondas.


ARTIGOS RELACIONADOS:




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>