Como limpar móveis

como limpar móveis

A limpeza de móveis é uma tarefa árdua e contínua, na qual é fundamental saber que tipo de material os constitui, para uma aplicação correta e com os produtos adequados.

Os móveis que necessitam de mais cuidados, devido à sua constante utilização são os móveis da cozinha – o balcão onde se coloca a comida, a mesa onde se come ou o móvel onde se coloca os arranjos de flores precisam de ser limpos diariamente. No entanto, existem diferentes tipos de madeira, todos eles são especiais e todos requerem um tratamento específico.

As madeiras  mais utilizadas para fabricar móveis são a madeira envernizada, a dourada, a lacada, os móveis de teca e os de plástico esmaltados. Todos eles precisam de métodos e técnicas de limpeza diferentes, as quais iremos mencionar de seguida.

Nos móveis de madeira lacada, basta colocar um pouco de detergente da loiça, ou glicerina líquida, juntar-lhe água e esfregar com uma esponja. De seguida, secar com um pano macio. Se preferir pode utilizar um produto caseiro que oferece resultados bastante aceitáveis, este truque consiste em esfregar rodelas de batatas cruas e retirar os excessos com uma pano.

Em relação aos móveis de madeira dourada, é preciso muito cuidado, uma vez que devem ser tratados com uma solução a partir de duas claras de ovo e uma colher de chá de lixívia, deixando cair gota a gota e enxaguando de seguida.

Para fazer a limpeza de móveis envernizados, não existe melhor solução do que uma limpeza com um pano humedecido em óleo de linhaça, de seguida esfregas-e com um pano limpo.

Relativamente aos móveis teca, para estarem limpos e em bom estado de conservação, basta passar um pano para limpar o pó, semanalmente e, anualmente, aplicar uma camada de óleo de teca ou, na falta do mesmo, passe um pano embebido em óleo de linhaça.

Na limpeza de móveis de plástico esmaltado, e para uma limpeza mais profunda, deve-se aplicar um aerossol, seguido de um creme especial. Numa limpeza diária, basta passar uma esponja mergulhada em água.

Uma solução barata e caseira para limpar o pó dos móveis de pinho tratado, é  fazer uma preparação de azeite e vinagre, na proporção de três de azeite para uma de vinagre. Com esta preparação, poupa-se tempo, por limpar menos vezes o pó e, ao mesmo tempo, está a proteger os móveis.

Para não os danificar ou riscar os móveis de aço inoxidável e de ferro, estes devem-se limpar com uma esponja ou um pano macio embebido numa solução de sabão neutro e água morna ou quente e de seguida passar um pano seco.

É de salientar que se os móveis tiverem pouca utilização, não é necessário realizar uma limpeza diária, bastando uma limpeza semanal ou quinzenal, consoante a disponibilidade e a sujidade.


ARTIGOS RELACIONADOS:




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>