Como limpar inox

como limpar inox

O aço inox é um material bonito, resistente e que dura uma eternidade, uma vez que não sofre corrosão e possuiu um brilho que lhe confere elevado valor estético.

O inox é utilizado em muitos objetos, como eletrodomésticos, peças para automóveis e utensílios de cozinha. O brilho e a maior resistência aos agentes agressores do meio ambiente devem-se ao facto de, na sua composição, estar presente o crómio. Mas para manter e preservar estas propriedades deve-se ter alguns cuidados na limpeza, na manutenção e na conservação do aço inox, para não eliminar a película que protege e garante a sua resistência aos agressores presentes no ambiente.

Em casa, existem inúmeros objetos de inox, como varões, bancas, fornos, micro-ondas, exaustores, fogões, panelas e talheres que necessitam de ser limpos. Talvez por isso as maiores dúvidas acerca da limpeza do aço inox, sem estragar, são de donas de casa, que querem os utensílios a brilhar, conservados e sem os danificar.

Neste artigo mostramos alguns dos cuidados a ter na limpeza do inox.

Nos objetos utilizados no dia-dia basta realizar uma limpeza de rotina, com água e sabão neutro ou utilizar detergentes suaves e neutros. Pode ainda utilizar produtos de limpeza à base de amoníaco dissolvido em água morna, aplicando nos objetos com uma esponja de nylon ou um pano macio. Enxague muito bem as peças em água morna para retirar qualquer vestígio dos produtos utilizados. Para evitar as manchas, seque muito bem todo o material antes de o arrumar.

Nos casos em que a limpeza de rotina não é suficiente, um produto ideal para eliminar a sujidade e pequenas manchas do inox é o bicarbonato de sódio. Dissolva o bicarbonato de sódio num pouco de água morna ou álcool doméstico até formar uma pasta e, com um pano macio, passe na superfície do aço de inox, evitando movimentos circulares. Retire o excesso com água de preferência morna, e seque com um pano macio. O inox fica novamente a brilhar e com recurso a um produto natural.

Limpar chaminés de inox é uma tarefa complexa, devido às pequenas manchas que ficam e não são fáceis de remover. Sugerimos que passe  um pano humedecido em óleo de amêndoas doces, em toda a superfície, sem molhar muito o inox, e a chaminé fica brilhante e cuidada, como nova.

Nos casos em que o inox esteja muito sujo ou com manchas muito realçadas, deve começar por mergulhar os objectos numa solução a base de amoníaco e água morna. Se após esta imersão as manchas de sujidade persistirem, recorra então a produtos mais fortes e agressivos, como detergentes à base de soda cáustica, utilizados na limpeza doméstica, seguindo os mesmos procedimento utilizados com o bicarbonato de sódio. Repita o processo, se necessário, e só se as manchas ou a sujidade persistirem é que deve partir para métodos mais abrasivos.

Em suma, as superfícies de inox mantêm as suas propriedades, desde que a limpeza seja realizada com os cuidados necessários. Como viu, a limpeza do aço inox é relativamente fácil, mesmo em condições de sujidade extrema.


ARTIGOS RELACIONADOS:




Uma Resposta para Como limpar inox

  1. jose diz:
    como limper tudo isto ?mesmo nos fogaos a lenha

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>